quarta-feira, 4 de maio de 2016

Nove estórias (1953) 
J. D. Salinger (1919-2010) - Estados Unidos          
Tradução: Jório Dauster / Álvaro Alencar              
Rio de Janeiro: Editora do Autor, 1969,182 páginas 



Esta coletânea reúne os primeiros escritos de Salinger, que ficaria mais conhecido como o autor de O apanhador no campo de centeio (1951), publicados esparsamente entre 1948 e 1953. Nos contos intitulados "Um dia ideal para os peixes-banana", "Tio Wiggily em Connecticut" e "Lá embaixo, no bote" surgem algumas personagens da família Glass - Seymour, Walt e Boo Boo - que mais tarde reaparecerão em Franny e Zooey (1961), Para cima com a viga, rapaziada / Seymour - uma introdução (1963). Todas as nove histórias são obras-primas da narrativa curta - mas, ainda assim, podemos destacar, entre elas, a já citada "Um dia ideal para os peixes-banana", trágico fim de um jovem veterano da Segunda Guerra Mundial, e a tristíssima, e certamente autobiográfica, "Para Esmé, com amor e sordidez". Tendo como cenário privilegiado Nova York, e como personagens nova-iorquinos de classe média, o autor consegue transformar aparentes banalidades em momentos epifânicos - como em "Tio Wiggily em Connecticut", "Lá embaixo, no  bote", "Pouco antes da guerra com os esquimós" e "O Gargalhada". Além disso, mostra total domínio do drama ("Lindos lábios e verdes meus olhos") e do humor (o hilário "A fase azul de Daumier-Smith"), e é genial mesmo quando somos confrontados com o estranhíssimo "Teddy", um garoto-prodígio, místico e ultrassensível.      








Avaliação: OBRA-PRIMA  

(Maio, 2016)


Entre aspas

"Esta é uma verdade que só se torna óbvia tarde demais, mas a principal diferença entre a felicidade e a alegria está em que a  felicidade é sólida e a alegria é líquida." (p. 145)

"Os poetas sempre encaram o tempo de maneira pessoal. Estão sempre pondo emoções em coisas que não têm emoções." (p. 170)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.